EXPOSIÇÃO "25 Anos ARTEVER" | Casa Roque Gameiro


Vinte e cinco anos passaram. No início os encontros de café. 1980/81. Primeiro espaçados. Depois frequentes e com as vontades de gente nova numa cidade nova. Cidade que apoiou a formação deste grupo de artistas plásticos. Mais tarde, 1982, já com sede cedida pela autarquia, a quem prestamos a nossa homenagem pelo apoio dado a este projecto, surge o nome. ARTEVER. Que propôs como metas, a troca de experiências, as práticas experimentais e a criação de um centro de produção, divulgação e discussão dos temas de arte. Depois, 1985, a formalização da associação.
Até ao ano de 2002, há que destacar, 21 exposições anuais na Galeria Municipal da Amadora.
Outras iniciativas foram realizadas. Mais exposições, no país e no estrangeiro. Produção de obra de autor. Obras colectivas. Participação em manifestações artísticas por convite dos organizadores. Promoção, divulgação e ensino das artes plásticas.
Na sede foi constituído um acervo de obras de autor por doação destes e um centro de documentação especializada que tem vindo a ser utilizado por estudantes, especialistas e artistas.
2006. Por vontade dos que ficaram e dos que se têm vindo a juntar, após vários anos de recuperação do novo espaço sede, estamos a promover um conjunto de exposições na “galeria Artever”. Com outras iniciativas servem para comemorar este quarto de século de existência.
Amadora, 05 de Abril de 2006
José Mourão


Ao longo dos anos, as exposições colectivas, constituíram acontecimentos locais. E não só. Pugnou-se pela diversidade de caminhos, apresentados pelos artistas, de modo a conferir dinâmicas que motivassem os espectadores.
Aos autores que se empenharam com a sua vontade e disponibilidade, na participação em todas as iniciativas, deixamos o nosso sincero agradecimento.

A presente exposição, na Casa Roque Gameiro, Artever, 25 Anos, procurará ser a iniciativa de maior relevo nas comemorações desta data. O material documental, a mostra colectiva de alguns dos sócios e as iniciativas de outras expressões artísticas, compõem o programa de animação a acontecer nesta casa (já nossa conhecida) onde viveu tão ilustre artista da Amadora. Agradecemos ao Município, nas pessoas dos seus responsáveis, a disponibilidade que manifestaram para mais esta realização.
Amadora, 05 de Abril de 2006
a Direcção